sábado, 18 de agosto de 2012

Falando sobre o Pump!


Falando sobre o Pump!

por Arthur Jones
Da IronMan Magazine – fevereiro de 1971 – Volume 30 – Número 3

Quando eu vi Franco Columbo pela primeira vez, na competição de Mr.Olympia, em Nova Iorque, em 1969, isso me fez lembrar fortemente das bonecas que as crianças construíam a partir de uma batata, com palitos no lugar dos braços e das pernas. O tamanho extremo do cinturão muscular de seus ombros literalmente irritava seus braços; embora realmente seus braços fossem bastante grandes para um homem daquela estatura, eles pareciam exageradamente muito pequenos quando comparados aos seus ombros e peitorais.
Tempos depois, na ocasião da competição de Mr. América em Los Angeles, no último mês de junho, eu me encontrei e conversei com Franco por longo tempo, e ele admitiu abertamente que a falta de proporção no tamanho de seus braços era a maior falha em seu físico. Cerca de cinco meses depois, em minha casa em DeLand, Flórida, veio a mim que eu me disporia a uma oportunidade para tentar fazer algo na direção de ajudar Franco com seu problema de braços. E na noite de 24 de novembro de 1970, coisas começaram a acontecer.
Diante de testemunhas, eu medi pessoalmente os braços de Franco com um perfeitamente precisa fita de papel fino que eu tinha à disposição, e então comparei isto a uma fita de aço para assegurar precisão total. Foram feitas medidas com os braços “frios” — em ângulo reto para com os ossos, na primeira flexão.
Então em um período de aproximadamente vinte minutos, Franco executou um total de dez séries para seus braços; cinco séries em uma máquina Nautilus para rosca e cinco séries em uma máquina Nautilus para Tríceps, alternadamente, quase ininterruptamente, com cada série sendo levada ao ponto do fracasso que segue um esforço máximo possível, e com várias pessoas urgindo a Franco por esforços cada vez maiores.
Então nós medimos os braços dele novamente, “inchados”. E eu quase não pude acreditar nos resultados indicados pela fita; os braços dele estavam inchados em 5 cm, sem dúvida o maior grau de pump que eu alguma vez tinha medido.
Várias horas mais tarde, perto da meia-noite, Franco ligou para mim do motel onde ele estava hospedado, “…Arthur, traga a fita, meus braços ainda estão com mais de 18 polegadas.”
Eu não fui, mas continuei a discussão por mais meia hora.
No dia seguinte, a “medida fria” dos braços dele estava 1 cm maior do que tinham estado vinte e quatro horas mais cedo. Ainda sob pump? Crescimento de verdade? Simplesmente inchados? Eu não sei, mas eles certamente estavam maiores do que eles tinham estado.
Sendo que Franco estaria retornando à Califórnia no dia seguinte pela manhã e sendo que nós gostaríamos de tirar algumas fotos, eu concordei em deixá-lo treinar seus braços novamente; na verdade, em seguida a um treinamento duro, e eu fui totalmente surpreendido pelos resultados. Pouco, ou de fato, nenhum grau de pump era o que eu realmente estava esperando. Mas os verdadeiros resultados? Bem, julgue por você mesmo da fotografia acima (?).
Primeiro olhe a fotografia do braço literalmente enorme de Casey Viator que, além de qualquer questionamento, tem os braços de aparência mais musculosa do mundo todo, sem dúvida.
Casey é quatro polegadas mais alto que Franco, e neste dia pesava 18,6 kg a mais que Franco, e a porção superior de seus braços superiores (medidos ” frios ” em ambos os casos) era exatamente 6 cm maiores que os de Franco; contudo, nesta foto é óbvio que Franco tinha inchado seus braços muito próximo do tamanho dos de Casey.
E quanto será que estavam inchados nesta ocasião?
Você simplesmente não acreditaria nisso, mas Franco também já não parecia muito mais com uma batata com palitos no lugar dos braços. E em todo caso, nesta semana nós estaremos enviando para ele uma máquina de braços.
Resolvido um problema de braços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário