sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Gema de ovo: Saudável ou não?


Gema de ovo: Saudável ou não?

Você ingere 40 ovos por semana. 5 a 6 ovos por dia ao pequeno almoço. Come-os juntamente com vegetais, gosta realmente deles e sente-se cheio de energia no ginásio cada vez que começa o seu dia com uma omelete.
Mas toda a gente lhe diz que você é doido por comer tantos ovos. Dizem-lhe que os ovos não são saudáveis porque estão cheios de colesterol. Irá bloquear as suas artérias e morrer se continuar assim.
Parece-lhe familiar? Verdade ou mito? Vamos ver.
Porque motivo as pessoas dizem que os ovos não são saudáveis:
O ovo contém quantidades elevadas de colesterol. 1 ovo grande contém cerca de 200 mg de colesterol e 5 gramas de gordura. Quase metade dessa gordura é gordura saturada.
A lógica é que, dado que os ovos contêm muito colesterol, um consumo elevado de ovos irá elevar os seus níveis sanguíneos de colesterol. Portanto, se retirar os ovos da sua dieta, o nível de colesterol do sangue irá diminuir. No entanto, não é assim que o organismo funciona.
Factos acerca do colesterol:
Pode encontrar estudos que mostram que, níveis elevados de colesterol nos fazem viver mais tempo e nos torna mais imunes as infecções e doenças do que se tivermos níveis baixos de colesterol.  Mais factos:
O seu corpo produz colesterol. O seu fígado produz 3-6x mais colesterol do que aquele que conseguiria ingerir através dos ovos e outros produtos de origem animal. O colesterol é vital para o seu organismo. Necessita dele para a produção de hormonas esteroides como a testosterona e para desenvolver e reparar células.
O colesterol da dieta não está ligado ao colesterol do sangue. Não existe relação entre a ingestão de colesterol, gordura saturada e níveis elevados de colesterol no sangue.
Benefícios do consumo da gema de ovo:
Ingerir a gema, facilita a sua vida, dado que não tem de separar a gema de clara de cada vez que quiser comer ovos. Ingerir a gema também é um hábito saudável por 3 razões:
Mais vitaminas: A gema está cheia de vitaminas A,D,E. A vitamina D é especialmente importante, já que a grande maioria das pessoas são deficientes em vitamina D.
O dobro da proteína: Ingerir o ovo completo duplica a quantidade de proteína que obteria se ingerisse apenas a clara: A gema contém metade da proteína do ovo.
Proteína com valor biológico mais elevado: o ovo completo contém proteína com um bv de 100, enquanto que a clara de ovo chega apenas aos 88.88 de bv.
Aumento dos níveis de testosterona: O colesterol e a gordura saturada, aumentam a produção de testosterona. O ovo contém ambos em grandes quantidades.
Como fazer para se proteger das doenças cardíacas?
Esta é a maior preocupação que as pessoas têm em relação ao colesterol. Aqui estão algumas coisas que pode fazer.
Perder gordura: As pessoas com níveis de colesterol alto, têm, normalmente, uma quantidade excessiva de gordura corporal.
Fazer exercício: Isto irá ajudá-lo a perder gordura e a melhorar a sua saúde.
Alimentar-se de forma saudável: Acabe com a comida de plástico, refrigerantes, gorduras artificiais em forma trans e com os açucares refinados. Aplique as 8 regras da nutrição.
Ingerir antioxidantes: Como as bagas e chá verde. Os antioxidantes mantêm o seu LDL a agir de forma normal, prevenindo assim bloqueios nas artérias.
Descontraia: O stress pode afetar de forma negativa os seus níveis de colesterol. Descontraia, faça pausas, pratique exercício, desenvolva pensamentos positivos.
Evite os fármacos e drogas: As drogas que reduzem os níveis de colesterol são prejudiciais para o fígado a longo prazo e ineficaz, se não se alimentar de forma saudável, praticar exercício e perder gordura.
Se tentou as sugestões acima e ainda assim os seus níveis de colesterol não melhoraram, estão talvez faça parte de uma minoria da população que está geneticamente predisposta a ter níveis de colesterol elevados.


Custom Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário