sábado, 18 de agosto de 2012

Importancia da vitamina C


VITAMINA C (Ácido Ascórbico)

A vitamina C, dentre outros efeitos, reduz os sintomas das gripes e resfriados acelerando o processo de recuperação e tem um efeito anti-catabólico. Este efeito anti-catabólico tem importância fundamental para nós. Ocorre que a vitamina C controla uma substância produzida pelo organismo denominada CORTISOL. Este é um hormônio liberado, quando uma pessoa entra em estresse e também quando elevados esforços físicos são realizados, como um treinamento pesado. Este hormônio é antagonista à
TESTOSTERONA. De fato a liberação de CORTISOL suprime a TESTOSTERONA natural produzida em nosso organismo. Inicia-se entã, uma disputa entre estes dois hormônios; enquanto o cortisol te, efeito catabólico (diminui a massa muscular) a testosterona tem um efeito anabólico (constrói a massa muscular). O CORTISOL também suprime importantes funções imunológicas no organismo, tornando o corpo mais suscetível a gripes e resfriados.

Esta é mais uma razão pela qual os esteróides anabólicos são utilizados com sucesso. Desde que sejam testosteronas sintéticas, competem com o cortisol por receptores específicos no citoplasma celular. Por isso, os esteróides anabólicos, além de efeito anabólico, são ainda anti-catabólicos, aliás parecem ser mais anti-catabólicos do que anabólicos. É por isso também que alguns atletas usuários de esteróides anabólicos, quando terminam um ciclo de esteróides, tendem a ficar resfriados ou gripados perdendo muita massa muscular como um balão que se murcha. Ocorre que, quando se deixa de administrar testosterona inadequadamente, demorasemanas ou até meses para que a produção natural de testosterona se restabeleça. Enquanto isso o  CORTISOL se torna dominante, podendo causar queda no sistema imunológico e catabolismo muscular.

Como elemento anti-catabólico a VITAMINA C diminui a produção de cortisol e não compete com o mesmo como faz a TESTOSTERONA e é uma maneira saudável de controlar este hormônio catabólico que é produzido em resposta ao treinamento árduo. A dose recomendada é de 3000mg à 5000mg de VITAMINA C ao dia. Saliento que esta vitamina não é tóxica em grandes quantidades, nem está presente nestas quantidades em complexos multivitamínicos, de forma que quantias extras devem ser administradas, caso o atleta faça ou não o uso de esteróides anabólicos. É vendido nas farmácias em diversas formas de administração. CEBION e DINAVITAL C são alguns exemplos comerciais. Fontes Naturais de VITAMINA C são frutas cítricas (limão, laranja, acerola, etc.) e verduras como o pimentão verde, brócolos e espináfre. Porém, para se conseguir o valor acima recomendado é mais fácil e conveniente usar suplementos, a não ser que você esteja a fim de comer espinafre ou comer
laranja o dia inteiro. São necessários cerca de 10 copos de suco de laranja para obter um grama de VITAMINA C.

Qual a função da Vitamina C

vitamina C é indispensável para o metabolismo de absorção do ferro e da formação de hemoglobina (glóbulos vermelhos do sangue). Tem ação desintoxicante. Previne infecções, gripes e resfriados. Mantém a integridade dos vasos sanguíneos e, a saúde dos dentes e gengivas, ajuda no combate a hemorragias. Previne o escorbuto. Aumenta a resistência do organismo, combate o estresse, e atua na manutenção do tecido conjuntivo (também participa do processo de cicatrização). Evita a formação de nitrosaminas (substâncias que podem causar câncer no aparelho digestivo).
A vitamina C é necessária para a produção de colágeno. Favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos. Ajuda na proteção da membrana celular e na defesa imunológica.

Benefícios da Vitamina C
A vitamina C tem função antioxidante. Fortalece o sistema imunológico. Desoxida a vitamina E, ajuda a baixar o colesterol LDL. Melhora o metabolismo do cálcio. Melhora a eficiência dos neuro-transmissores cerebrais, estimula a absorção de proteínas e ferro.
Tem-se propagado a ideia de que o consumo de altas doses de vitamina C reduz as chances de pegar gripe. Além disso, hoje já é comprovado o seu papel na prevenção de danos causados por radicais livres, mas outras supostas propriedades ainda não foram comprovadas.
Custom Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário