sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Leitura de rótulos: Um bem necessário


Eu gostaria de recomendar a todos para que adquiram o hábito de ler os rótulos. Uma olhada rápida a um produto pode ser enganadora. Há um esforço para padronizar o uso de termos como “pobre em gordura”, “pobre em açúcar” e light, mas as propagandas usam esses termos sem um critério definido.
Os rótulos nutricionais hoje em dia são bastante específicos. Por exemplo, uma lata de atum preparado em água. Obviamente não quero o atum preparado em óleo que tem 100 calorias por colher das de sopa, sendo tão calórico quanto o próprio atum. Eles dizem no rótulo que tem 0 de carboidrato. Isso faz sentido se é proteína de peixe e não há carboidratos nela. Quanta proteína? 12 gramas por dose de 60 gramas. Muito bem, então quanta gordura? O conteúdo de gordura é de 2 gramas por dose. Não é mau, isso representa apenas 18 calorias de origem de gordura e 80 calorias no total. O conteúdo de sódio é de 250 mg, que não nos interessa agora, mas interessará no próximo capítulo, quando falarmos da dieta de competição.
Muito bem, suponha que eu decida comer massa com atum como variação do arroz. Vejamos um pacote de massa seca. Bom, ela tem 8 gramas de proteína por dose e 39 gramas de carboidratos. Bom, não é apenas carboidrato e tem proteína também. A gordura total é de 2,5 gramas, bem baixa. Se eu usar a dose preconizada (e o único maio de fazer isso é com uma balança!) a massa tem apenas 210 calorias, com apenas 25 calorias de gordura.
O que eu apresentei foi uma refeição de 290 calorias, com 20 gramas de proteína e com pouca gordura. Uma alimentação saudável. Obviamente, se eu colocar manteiga na massa, serão 100 a 200 calorias, quase toda de gordura. E o molho? O rótulo diz que ½ xícara tem 80 calorias, com pouca gordura e 2 gramas de proteína. Então, 370 calorias e 22 gramas de gordura, carboidratos complexos da massa: essa é uma boa refeição para uma dieta de controle de peso.
Agora, eu tenho que ser um especialista em nutrição para fazer isso? Não. Apenas tenho que ler os rótulos. Assim como eu li o rótulo de uma massa semipronta, já com molho, só para pôr no forno e ela tinha apenas 8 gramas de proteína, e um total de 750 calorias com 40% de gordura! Com certeza, a maioria dos fisiculturistas evitaria esse tipo de alimento, mas outros produtos podem lhe enganar facilmente; eles parecem ter pouca caloria, mas têm muita gordura. Eles podem dizer “pouca gordura” no rótulo, ou que são com “menos calorias” (menos do que o que?), mas verifique cuidadosamente o rótulo para ver o que eles contêm.
A propósito, muitos alimentos não têm rótulo. O cheeseburguer com batatas fritas da lanchonete que fica sempre tentando. A pizza de massa grossa crocante. Contudo, o conteúdo nutricional de muitos desses alimentos está disponível hoje em dia nos restaurantes onde são servidos, e também em livros e guias alimentares, vendidos em livrarias e na maioria das lojas de alimentos dietéticos, que lhe dão o valor calórico e nutricional dos alimentos mais populares. Recomendo que você adquira um desses e, se você o fizer, esteja preparado para um choque. Como as pessoas que pensam que as barras de alimentos concentrados são dietéticas, você pode surpreender-se com aqueles “saudáveis” cereais matinais que você gosta tanto, os bolinhos ricos em fibras que são tão gostosos ou o molho de salada de baixa caloria que você utiliza, que têm mais calorias do que você pensa ou são cheios do “trio básico” da indústria dos fast foods – açúcar, sal e gordura.
FONTE: Enciclopédia de Fisiculturismo e Musculação – Arnold Schwarzenegger. Artmed Editora S.A. – 2ª edição, 2001. Reimpressão 2007. Original de 1998
Coloboração ; Doutor Felipe Alcoforado


Custom Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário