sábado, 18 de agosto de 2012

Musculação X Emagrecimento


Musculação emagrece?
A musculação não vai aumentar muito minha massa muscular?
Gostaria de emagrecer primeiro na esteira, depois fazer musculação para “firmar”!
Constantemente, deparo-me com tais perguntas e considero um assunto bastante polêmico e que merece um esclarecimento.
A musculação sempre foi associada ao ganho de massa muscular e deixada de lado quando o objetivo é a redução de peso, diga-se gordura corporal.
Estudos científicos demonstram e comprovam que esta atividade é um meio extremamente seguro e eficaz na eliminação de gordura corporal, dependendo da forma como se pratica e do método que é utilizado.
Pois bem, a musculação aumenta o metabolismo basal, que é a taxa mínima de energia (calorias) que o corpo necessita para manter-se vivo em repouso e desempenhar suas funções orgânicas.
Também é descrito como: método para comparar as intensidades metabólicas entre indivíduos, referindo-se à velocidade de utilização de energia (gordura corporal) pelo organismo, durante o repouso absoluto (GUYTON 1992).
A musculação, ao contrário do trabalho aeróbico (bicicleta e esteira), não promove a queima de gordura apenas durante o exercício, mas durante o dia todo, mesmo com o corpo em repouso. É como se um carro estivesse com a “lenta” mais acelerada, iria gastar mais gasolina que o normal.
Além disso, a musculação estimula a produção de GH, hormônio do crescimento, que estimula o metabolismo da gordura, mobilizando-as para a produção de energia.
Entende-se por metabolismo o conjunto de reações e transformações físicas e biológicas, que ocorrem no organismo vivo e constituem a função de nutrição.
Conclui-se que a musculação aliada a uma suplementação adeqüada e um controle alimentar são maneiras saudáveis e seguras de garantir a eliminação das indesejáveis “gordurinhas”, melhorando a qualidade de vida do indivíduo.
Custom Search

Nenhum comentário:

Postar um comentário